Como escolher a etiqueta de código de barras e a fita de carbono mais indicada para as suas necessidades?

Os códigos de barras são usados para rastrear qualquer produto de retalho ou até mesmo para pacientes de hospitais. Selecionar a etiqueta adequada para a aplicação que necessita pode gerar uma certa confusão, uma vez que existe uma grande variedade de opções de materiais, adesivos e formatos. 

Tipos de etiquetas

O primeiro passo para escolher os meios corretos é a determinação de todos os fatores e meios pelas quais o produto passa até chegar ao consumidor final.

Etiquetas adesivas
Os rótulos são, de longe, os meios de código de barras mais comuns utilizados devido àetiqueta-1 simplicidade de
conceção e de impressão, e a facilidade com que eles estão ligados ao ativo. As etiquetas também se encontram numa grande variedade de formatos e tipos de adesivos para melhor se adaptarem ao meio a que o ativo está exposto.

Etiquetas em cartolina
marca-1
A principal diferença entre uma etiqueta adesiva ou em papel e uma etiqueta é a falta de qualquer adesivo. Um dos usos mais comuns deste tipo de etiquetas é na indústria têxtil.

Pulseiras

As pulseiras são uma opção muito especializada para identificação, mas também o melhor ajuste para a pulseiras-1aplicação de rastreamento de pessoas. Um dos usos mais comuns deste tipo de etiquetas é no setor hospitalar para identificação de pacientes.

Método de impressão

Dependendo do tempo que precisa que os meios de comunicação durem, existem 2 tecnologias de impressão diferentes que pode escolher. O método de impressão irá determinar o tempo real de duração na etiqueta.

A Impressão térmica direta não usa qualquer tipo de tinta ou fitas de carbono para imprimir. O suporte está revestido com uma camada sensível ao calor que muda de cor quando é exposto ao cabeçote de impressão da impressora. O cabeçote aquece e arrefece de acordo com o código de barras que é então impresso para os meios de comunicação. Tem uma vida útil de consideravelmente, (< 1 ano), mas não é o mais indicado para ambientes expostos ao calor, de longos períodos de luz solar direta. A impressão térmica direta produz imagens nítidas com boa capacidade de digitalização. Para qualquer aplicação de curto prazo, como etiquetas de transporte, a impressão térmica direta é a opção mais eficiente.

termica-direta-1

A Impressão de transferência térmica é utilizada em materiais não revestidos, ou seja, que combinados com material não revestido vai exigir o uso de uma fita de carbono que está associada com o tipo de material específico. Neste caso, a fita de carbono é derretida por acção do cabeçote de impressão passando a informação para a etiqueta. Enquanto a impressão de transferência térmica faz usar 2 consumíveis e é mais dispendioso, o benefício a longo prazo pode resultar numa economia de custos através de uma aplicação térmica direta. Desde a cor e densidade que é determinada pela fita de carbono e resolução da impressora, este método produz uma impressão consistente e confiável em todas as etiquetas. Para qualquer aplicação que necessite de uma longa duração (> 1 ano).

transferencia-termica-1

Tipos de fitas de carbono

Depois de determinar o tipo de etiqueta e o método de impressão que pretende usar, o próximo passo é decidir qual o tipo de fita de carbono a ser usado. Existem 3 tipos principais de materiais. Certificando-se que usa a fita de carbono certa para o tipo de material garante que obtenha uma impressão mais clara e mais duradoura.

Fita de Carbono Cera 
Solução de impressão de etiquetas económica,  oferecem níveis particularmente altos de desempenho para entrada de nível de impressão ou etiquetas de papel revestido.

Fita de Carbono Mista: Cera / Resina
É utilizada num grande número de aplicações, quer na impressão de papel ou rótulos , é caracterizada pelo seu desempenho e versatilidade.

Fita de Carbono Resina
Composta de produtos altamente tecnológicos, a gama  é especialmente recomendada para materiais de impressão sintético, devido à alta resistência e durabilidade.

Tipo adesivo

O adesivo é apenas uma preocupação para os rótulos que possuem características adesivas. Embora a grande maioria dos rótulos utilizem um adesivo permanente, existem algumas opções para casos especiais. 

Permanentes
A maioria dos rótulos usam um adesivo permanente que é ótimo para superfícies lisas.  O adesivo permanente funciona bem em papel, madeira, vidro, plástico, e alguns metais.

Removíveis 
Os adesivos removíveis não têm a mesma força ou viscosidade que os adesivos permanentes, tornam-se mais fáceis para remover um rótulo sem danificar o ativo.

Alta aderência
O adesivo de alta aderência é um tipo de adesivo permanente que tem viscosidade inicial extra. Este tipo de adesivo é normalmente usado para situações em que não têm uma superfície lisa e suave à temperatura ambiente para aplicar o rótulo. Se estiver a usar rótulos num local como um local de trabalho de construção, um adesivo de alta aderência assegura as ligações rótulo para a superfície mais rapidamente.